De iniciante a Comandante

________As etapas da formação de um piloto da aviação geral________

Ser piloto de aeronaves é o sonho de muitas pessoas e não é por menos! A carreira proporciona uma rotina dinâmica e desafiadora, costuma vir acompanhada de bons salários e oferece muitas oportunidades de atuação, seja trabalhando na aviação executiva, serviços aéreos especializados, em linhas aéreas ou no transporte de cargas só para citar alguns exemplos.

Sua formação, entretanto, exige muita dedicação. Há uma série de exigências a cumprir, deve-se estudar muito para as provas teóricas e dedicar esforço e comprometimento às aulas práticas — além do investimento, que é relativamente elevado. Após a conclusão dos cursos básicos, os pilotos ainda precisam se manter atualizados por meio de reciclagens periódicas.

Conheça a seguir as etapas necessárias para a formação de um piloto profissional.


Contextualização

A Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), tem, dentre suas responsabilidades, gerir as normas e procedimentos envolvendo as licenças, habilitações e certificados dos pilotos da aviação civil. Esta agência é quem define uma série de requisitos como os de saúde, experiência e escolaridade que devem ser seguidos em conformidade com padrões internacionais. Tais requisitos encontram-se detalhados no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) principalmente no RBAC 61 que trata dos critérios para formação dos pilotos, e no RBAC 67 que dispõem dos requisitos médicos.

As licenças concedidas pela ANAC são documentos que reconhecem a certificação do piloto para atuar em operações aéreas com as funções, limitações e prerrogativas pertinentes à referida licença, são elas:

  • I — aluno piloto
  • II — piloto privado (PP)
  • III — piloto comercial (PC)
  • VI — piloto de tripulação múltipla (PTM)
  • V — piloto de linha aérea (PLA)
  • VI — piloto de planador
  • VII — piloto de balão livre

Photo by Chalabala on AdobeStock

Piloto privado

Alicença de piloto privado habilita o voo na categoria cursada (avião, helicóptero, ou dirigível por exemplo) desde que não seja para fins comerciais. Ela é destinada a quem deseja voar por hobby, já para aqueles que pretendem atuar profissionalmente, é a porta de entrada e pré requisito para as demais licenças.

Para iniciar o curso é preciso ser maior de idade, ter concluído o ensino médio (maiores de 16 anos que estejam cursando o ensino médio podem fazer a parte teórica com permissão de um responsável) e possuir condições de saúde compatíveis com as exigências do CMA (Certificado Médico Aeronáuticode 2ª classe, a ser comprovada com exames.

O primeiro passo é estudar o conteúdo teórico básico cobrado na prova da ANAC:

  • Teoria de Voo: São explorados conceitos básicos de aerodinâmica, dinâmica de voo, controle e estabilidade, fases do voo entre outros.
  • Conhecimentos Técnicos: A prova cobra, por exemplo, conhecimentos a respeito dos principais sistemas da aeronave, de estrutura dos aviões e manutenção.
  • Meteorologia: Aborda temas como os conceitos básicos da meteorologia envolvendo o tempo, códigos meteorológicos e cartas de previsão.
  • Navegação: Nesse item estão presentes osmétodos de navegação visual, leitura e interpretação de cartas aéreas, etc.
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo: Deve-se estudar as regras de voo, fraseologia padrão, funcionamento do espaço aéreo e as regulamentações.

O aluno pode estudar sozinho, usando livros e outros recursos ou se matricular em alguma escola — há inclusive opções de cursos EAD. O tempo de preparação para ser aprovado varia conforme a disponibilidade do aluno dentre outras coisas, mas gira em torno de quatro meses.

Quando se sentir confiante, o candidato deve fazer o exame teórico da ANACNos últimos anos a prova tem sido disponibilizada no formato digital e aplicada em diversas cidades, são 100 questões divididas entre as 5 áreas que devem ser respondidas em até 3 horas, deve-se acertar pelo menos 70% delas.

Caso o aluno reprove em até duas matérias poderá recorrer à segunda época, e refazer as provas em que teve desempenho insuficiente. Se ainda assim, não for aprovado nas matérias da segunda época, terá que refazer a prova para todas as cinco matérias novamente. Não há um limite para o número de tentativas, entretanto é preciso pagar por cada matéria antes de cada exame.

Photo by Avel Chuklanov on Unsplash

Vencida essa etapa, tem início as aulas práticas de pilotagem em qualquer Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC) — escolas e aeroclubes certificados pela ANAC.

As primeiras aulas são feitas com acompanhamento do instrutor e envolvem manobras básicas e procedimentos de segurança. No decorrer do curso a complexidade vai aumentando e o aluno é exposto a diferentes situações de pousos e decolagens e a navegação aérea entre cidades. Logo o aluno passa a voar sozinho. O curso prático de Piloto Privado tem duração mínima de 35 horas, entretanto o aluno pode precisar fazer mais aulas conforme desempenho.

Após as aulas práticas é hora da prova final, o exame de cheque, que consiste de um voo supervisionado por um examinador credenciado pela ANAC. Ela avalia, conforme o RBAC 61:

O candidato a uma licença de piloto privado deve demonstrar, em exame de proficiência, sua capacidade para executar, como piloto em comando de aeronave da categoria em que é solicitada a licença, os procedimentos e manobras especificados no parágrafo relativo à instrução de voo pertinente, com um grau de competência apropriado às prerrogativas que a licença de piloto privado confere ao seu titular, e para:

(1) reconhecer e gerenciar ameaças e erros;

(2) operar a aeronave dentro de suas limitações de emprego;

(3) executar todas as manobras com suavidade e precisão;

(4) revelar bom julgamento e aptidão de pilotagem;

(5) aplicar os conhecimentos aeronáuticos; e

(6) manter controle da aeronave durante todo o tempo do voo, de modo que não ocorram dúvidas quanto ao êxito de algum procedimento ou manobra

(RBAC 61)

aprovação nesta prova prática de pilotagem garante autorização para atuar como piloto de pequenas aeronaves particulares.

Para aqueles que têm a aviação como hobby, essa formação é suficiente e basta uma breve adaptação teórica e prática a cada modelo de aeronave que se deseja pilotar. Para algumas aeronaves ou tipos de operação, pode ainda ser necessário uma habilitação específica, como para o voo em aeronaves multimotores ou em condições meteorológicas adversas (voo por instrumentos).


Photo by Marijn Haverkamp on Unsplash

Piloto comercial

Já para aqueles que pretendem fazer da aviação sua profissão, a licença de Piloto Privado é apenas o início.Para atuar profissionalmente na aviação geral é necessário a licença de piloto comercial (PC). As etapas da formação remetem às de piloto privado, entretanto são um pouco mais exigentes.

Inicialmente, há um curso teórico com duração aproximada de três meses, este por sua vez, deve ser feito em uma escola reconhecida pela ANAC. Os assuntos estudados são aprofundamentos dos tópicos vistos durante a teoria do piloto privado, isto é conhecimentos técnicos de aeronaves, meteorologia, teoria de voo, navegação aérea e regulamentos de tráfego aéreo. Após, há uma prova teórica nos mesmos moldes da do PP.

Sendo aprovado na parte teórica, recomeçam as aulas de voo. O período de treinamento nesse caso é maior, são no mínimo mais 115 horas de voo. Vale lembrar que é possível optar por realizar parte destas horas em aeronave particular que não esteja associada a uma escola, mas neste caso a experiência mínima necessária aumenta para 200 horas de voo.

Os requisitos de experiência para a licença de Piloto Comercial incluem, pelo menos:

(A) 100(cem) horas de voo como piloto em comando, ou 70 (setenta) horas de voo como piloto em comando, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC;

(B) 20 (vinte) horas de voo de navegação como piloto em comando, que incluam um percurso de, no mínimo, 300 (trezentas) milhas náuticas, equivalentes a 540 (quinhentos e quarenta) quilômetros, durante o qual deve ter realizado aterrissagens completas em pelo menos 2 (dois) aeródromos diferentes;

(C) 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 (cinco) horas podem ser substituídas por instrução realizada em dispositivo de treinamento por voo simulado qualificado e aprovado pela ANAC; e

(D) 5 (cinco) horas de voo noturno em que sejam realizadas 5 (cinco) decolagens e 5 (cinco) aterrissagens como piloto em comando; 

(RBAC 61)

Terminada a instrução prática é hora de um novo exame de cheque. Sendo aprovado, o piloto finalmente estará apto a inciar uma carreira profissional realizando voos remunerados.

Adquirir a licença de PC está longe de significar o fim dos estudos. O piloto deve se manter constantemente atualizado, Além disso, conforme as necessidades e oportunidades de trabalho, pode ser necessário buscar outras qualificações como habilitações específicas para diferentes modelos de aeronaves, qualificações teóricas em diversas aéreas operacionais e o domínio de novos idiomas (principalmente o inglês).

Esteja confiante! Tais desafios foram superados por todos aviadores e também podem ser por você. Mantenha o foco. Seu esforço será recompensado. Pilotar é uma excelente carreira aberta a todos aqueles que acreditam no seu potencial e lutam para vencer os desafios!

Boa sorte e bons voos.

Photo by Victor Zhuk on Unsplash

Já passou por todas essas etapas? Como foi?

Ainda está estudando ou sonha em se tornar piloto? O que te motiva?

Já conhece a NexAtlas?

Acesse nossa plataforma e venha descobri porque ela é a ferramenta ideal para te acompanhar dos estudos ao planejamento de voo no dia-a-dia profissional.

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.