Briefing de segurança na aviação geral

O briefing de segurança aos passageiros, realizado na ocasião do embarque, é uma exigência legal e tem papel importante para garantir a segurança de todos a bordo. Em pequenas aeronaves o piloto é o responsável pela realização deste briefing, informando aos ocupantes como agir no caso de uma eventualidade e como se comportar para evitar uma.

Aprenda neste artigo como realizar um briefing de segurança com excelência na aviação geral, preparando-se para seu futuro profissional ou revisando seus procedimentos atuais como piloto.


O que diz a legislação?

No Brasil o RBAC 91, seção 91.519 – Instruções verbais aos passageiros, indica quais são os requisitos mínimos de um briefing de segurança. A estrutura é semelhante tanto para asas fixas como rotativas, conforme a seguir:

É proibido fumar

Instrua que é proibido fumar dentro da aeronave, seja em solo ou em voo.

Cintos de segurança

Não suponha que seus passageiros estejam familiarizados com o modo de afivelar e ajustar os cintos presentes em sua aeronave – a menos que eles já tenham voado antes com você. Esclareça como e em quais situações o cinto deve ser usado – se durante as fases críticas ou todo o voo. Explique a importância de os ocupantes obedecerem às instruções para uso do cinto em relação a segurança deles e do voo em si.

É recomendável pedir para que eles experimentem afivelar e soltar o cinto antes de passar para o próximo tópico do briefing. Com isso, você garante que eles compreenderam as instruções e não terão dificuldade em caso de emergência real.

Este também pode ser o momento para ensinar como regular a posição dos assentos – caso aplicável.

Saídas de emergência

Por mais evidente que seja em uma pequena aeronave, informe onde se localizam as portas e como abri-las. O mecanismo de tranca pode ser um enigma para quem nunca teve contato prévio com aquela aeronave. Como sugestão, demonstre o processo e peça para que o passageiro repita a ação de abrir e fechar a porta novamente, se certificando que ele entendeu o funcionamento.

Para o caso de emergência, oriente por onde e em qual ordem os passageiros devem desembarcar. Se aplicável, explique sobre uma possível saída pelas janelas ou mesmo pelo para-brisas, em quais condições isso deve ser feito e como proceder para quebrá-los.

Equipamentos de sobrevivência

Caso a aeronave possua algum equipamento de sobrevivência (selva, mar e etc..) mostre onde este está localizado. Pode ser proveitoso nesse momento tratar do que fazer em caso de acidente até a chegada do resgate.

Não é obrigatório, mas, caso julgue pertinente, ensine o básico sobre como operar o rádio da aeronave para pedir socorro.

Voos sobre a água

Explique como proceder no caso de um pouso de emergência sobre a água. Informe onde se localiza e como usar os equipamentos de flutuação como coletes salva-vidas, botes e dispositivos de sinalização.

Para mais informações neste tema, consulte o RBAC 91 seção 91.231 “Equipamento de sobrevivência para operações sobre água”.

Uso do equipamento de oxigênio

Caso pretenda operar em altitude que exija o uso de oxigênio suplementar, seja em condições normais ou emergência, explique sobre o sistema de oxigênio ainda durante o briefing, como operá-lo e onde se encontram as máscaras de oxigênio.


“As instruções de segurança podem ser completadas por cartões impressos contendo uma versão do que foi dito, diagramas da localização das saídas e instruções para os outros equipamentos, entre outras informações pertinentes.

O cartão deve ser posicionado de modo a ser acessado convenientemente por cada passageiro em seu assento.”

RBAC 91.519

Indo além do mínimo obrigatório

Apesar de não constarem no regulamento, os seguintes tópicos podem tornar ainda mais completo o seu briefing de segurança:

Conforto a bordo

O conforto durante o voo é importante em vários sentidos. Informe sobre o que fazer em caso de necessidade fisiológica ou qualquer tipo de mal estar. Explique onde estão localizadas as saídas de ar, como ajustar o fluxo e a temperatura. Caso haja um sistema de entretenimento a bordo ou outros itens do tipo, esse também é o momento de apresentá-los.

Em alguns modelos de aeronave, os controles desses itens podem estar no painel de instrumentos. Nesse caso, é recomendável que você instrua ao ocupante que apenas lhe informe qualquer tipo de desconforto ou necessidade para que você faça os devidos ajustes. Com isso, evita-se que o passageiro toque em algo que não deveria.

Informe ao passageiro o tempo estimado de voo até o destino e como estará a meteorologia em rota. Há previsão de turbulência? É preferível comunicá-los antes para que entendam o nível de desconforto que irão passar, até mesmo optando por desistir do voo neste momento, se preferirem.

Extintor de incêndio

Informe ao passageiro onde se localizam os extintores e explique brevemente sua operação.

Distrações

Pode ser muito útil comentar que pilotos possuem alta carga de trabalho em voo. Em alguns momentos, como o pouso e decolagem, você necessitará dedicar atenção total. Esclareça que nesses momentos os passageiros devem evitar causar distrações, seja conversando com você ou mesmo entre si.

Peça colaboração

Solicite, se aplicável, para que os passageiros ajudem você anunciando qualquer anormalidade que percebam na aeronave ou no ambiente ao redor. Cada passageiro é um conjunto a mais de olhos a seu favor, podendo ajudar na identificação de falhas, presença de outras aeronaves e pontos de referência no percurso.

E, para finalizar…

Abra espaço para perguntas! É natural que algum ponto não tenha sido esclarecido como planejado. Algumas perguntas podem acabar sendo triviais ou até mesmo “bobas”, mas responda-as da melhor forma possível.

Piloto da aviação geral realizando um briefing

Um bom briefing de segurança aos passageiros é relativamente fácil de se realizar e tomará apenas alguns minutos de sua atenção antes de cada voo, com grande impacto positivo na segurança da operação. Como regra geral, use um tom moderado, respeitoso, e que não assuste os ocupantes.

Há pilotos que sentem desconforto na realização desta tarefa, chegando até mesmo a ignorá-la por completo. Infelizmente, além de descumprirem o regulamento estes pilotos também prejudicam a relação de confiança com os passageiros, já que o briefing de segurança também contribui para uma forte percepção do tripulante como líder tecnicamente capaz para a realização do voo.

Como piloto, estude os itens abordados e pesquise se há informações adicionais obrigatórias referentes à sua aeronave. Pratique o seu briefing até ganhar fluidez e no próximo voo certamente você orientará seus passageiros como um verdadeiro profissional!


Você comenta algo mais com seus passageiros durante os briefings de segurança?
Compartilhe na seção de comentários para outros pilotos saberem!

A NexAtlas é a ferramenta ideal para te acompanhar, desde os estudos ao dia-a-dia profissional como piloto.
Acesse e conheça!

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.