AVIATRADE 2021: Debriefing da participação da NexAtlas

público visitando o estande da NexAtlas

Depois de quase dois anos de espera, enfim, a NexAtlas teve a oportunidade de participar novamente de um evento aeronáutico. Foi o primeiro contato direto com o público para vários membros da equipe, inclusive eu, e ocorreu em um contexto bastante especial: a apresentação da versão inicial do tão aguardado aplicativo de navegação aérea.

A feira em questão, a Aviatrade, foi organizada pela G2C Eventos, empresa tradicional no ramo de eventos aeronáuticos, também responsável pelo Aerogolf, Heli XP, Aviation XP e Helishow. O evento foi voltado à aviação leve e teve como principal foco os proprietários e pessoas que planejam a aquisição de aeronaves bimotor, monomotor, leves e desportivas.

Cirrus Vision, uma das muitas aeronaves expostas
Cirrus Vision, uma das muitas aeronaves expostas

Ele ocorreu no Hangar 1 do Aeroporto de Jundiaí (SBJD). No interior do hangar dezenas de stands receberam empresas tradicionais do mercado como Cirrus Aircraft, Plane Aviation, Vulcanair Barburich, Alljet, Timbro, J.P. Martins Aviação e Marte Updates & Avionics exibindo seus produtos, soluções e novidades. Já do lado de fora foram expostas várias aeronaves: havia jatos, passando por monomotores a pistão até helicópteros.

No dia 22 (quarta-feira), após uma breve cerimônia de abertura do evento, que contou com discursos de autoridades como o prefeito de Jundiaí, o de Ribeirão Preto e o presidente do Voa São Paulo, nossa equipe se dirigiu ao stand da Nex para começarmos nossos trabalhos. As horas que se seguiram foram incríveis. Tivemos a oportunidade de conversar com dezenas de pilotos, proprietários, operadores… apresentando a eles em primeira mão o aplicativo no qual estivemos trabalhando nos últimos meses.

O aplicativo NexAtlas

Ana e João no estande apresentando o aplicativo
Ana e João no estande apresentando o aplicativo.

O aplicativo foi desenvolvido com o auxílio do Samsung Creative Startups, um programa de aceleração que nos forneceu diversos recursos como mentorias, treinamentos, além de um aporte dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento do produto. Após a implementação das funcionalidades básicas que permitem o planejamento de voo e a navegação aérea, iniciamos uma série de testes. Um grupo seleto de pilotos voou com ele por dezenas de horas para avaliar sua performance e testar sua precisão e segurança.

A versão atual permite consultar cartas e mapas necessários para operacionalizar o voo, verificar a meteorologia, buscar facilmente por aeródromos e pontos de interesse além de acompanhar a posição em tempo real da aeronave, mesmo estando offline. Tudo em uma interface pensada cuidadosamente para evitar distrações e reduzir ao máximo a carga de trabalho do piloto.

Ele será lançado inicialmente em uma fase beta aberta para os assinantes da NexAtlas e deverá permanecer assim por algumas semanas, enquanto avaliamos seu desempenho quando utilizado por um número maior de pilotos e preparamos novas funcionalidades. Nossos usuários já estão recebendo, aos poucos, instruções de como acessar o aplicativo.

Pilotos tendo seu primeiro contato com o aplicativo NexAtlas.
Pilotos tendo seu primeiro contato com o aplicativo.

Durante a Aviatrade tivemos contato com pilotos da nossa comunidade, que nos ofereceram insights interessantes sobre a novidade. Eles compartilharam muitas de suas experiências e trouxeram novas visões sobre as necessidades diárias dos profissionais da aviação geral. O resultado dessas conversas certamente será incorporado à lista de funcionalidades que pretendemos adicionar ao aplicativo aprimorando, assim, a ferramenta. Também passaram pelo stand outros empresários do setor com os quais discutimos perspectivas do mercado e possíveis parceiras.

Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente nossos parceiros Led Santos, piloto e proprietário do maior canal do YouTube Brasil sobre aviação geral e Thiago Fontes, responsável pelo canal Worldsim, dedicado à simulação de voo. Ambos contribuem de maneira importante para a difusão da marca NexAtlas utilizando suas redes sociais.

Led Santos, Ana e João.
Led Santos, Ana e João.
 Thiago Fontes, Ana e João.
Thiago Fontes, Ana e João.

Ao final do evento, no dia 23, tínhamos a percepção de termos participado de algo importante para a história da NexAtlas, um marco. A feira foi uma excelente oportunidade para estar em contato com os pilotos e outros players do mercado. Estávamos ansiosos para apresentar o aplicativo à comunidade aeronáutica e a Aviatrade foi um ótimo momento para isso, além de permitir à nossa equipe coletar feedbacks diretamente com os usuários. Certamente tivemos excelentes aprendizados.

Nos vemos no próximo evento!

Gustavo, time de Marketing

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.