Revoada NexAtlas: lançamento reúne dezenas de pilotos virtuais e entusiastas

No último sábado, dia 22 de outubro, realizamos nossa 1ª Revoada NexAtlas com a comunidade da simulação de voo. O evento teve como objetivo comemorar e divulgar o lançamento do programa de integração entre simulador de voo e nosso aplicativo de navegação aérea. Ele é compatível com o Microsoft Flight Simulator 2020 – e em breve com outros simuladores também.

Os pilotos de simulador são extremamente engajados e diariamente nos trazem feedbacks. A integração com simuladores era uma solicitação antiga! Começamos com a função de exportar o plano de voo e, desde o lançamento do nosso app, muitos pilotos pediram para integrar a navegação aérea também.” afirma João Victor Venâncio, Head de Growth da NexAtlas. “É gratificante poder lançar essa funcionalidade que permitirá aos simuleiros executarem seus voos com a mesma ferramenta escolhida pelos pilotos profissionais.” complementa.

A simulação virtual de voo é uma forma de aproximar a aviação do público geral, possibilitando uma experiência próxima à real de pilotar uma aeronave sem a necessidade de uma licença de pilotagem e todo o investimento exigido para tal. Há vários softwares comerciais utilizados na modalidade, sendo o MFS 2020 o mais utilizado atualmente por conta da qualidade dos seus gráficos e realismo na resposta ao comando das aeronaves.

Para quem não possui familiaridade com esse evento da aviação, revoadas são voos em uma mesma rota realizados simultaneamente por diversas aeronaves. Em geral, elas ocorrem durante festivais, eventos esportivos e comemorações.

A ideia de organizar essa revoada surgiu em uma discussão da equipe de marketing sobre como ocorreria a divulgação da funcionalidade e como poderíamos engajar nossos parceiros e a comunidade de voo virtual. Nunca tínhamos organizado algo assim, então tivemos diversos aprendizados que com certeza nos ajudarão a melhorar os próximos eventos.” ressalta Gustavo César, também parte do time NexAtlas.

Plano de voo para a Revoada do WorldSim
Plano de voo para a Revoada do WorldSim.

A Revoada

A revoada ocorreu na plataforma da VATSIM Brasil e foi transmitida e conduzida em live no Youtube e Facebook pelos nossos parceiros Buteco Voador e WorldSim, dois dos principais canais sobre simulação de voo do país. 

À frente do Buteco Voador temos Mário Lopes, piloto privado habilitado em Piracicaba (SDPW) que começou a se envolver com a simulação em meados de 2011. Hoje mora em Portugal e segue tendo a aviação como seu maior hobby – através da simulação e da produção de vídeos para um dos canais mais irreverentes sobre a aviação no Youtube.

Live do Buteco Voador.

Thiago Fontes, do WorldSim, é apaixonado pelo universo da aviação desde criança, tendo iniciado o curso de Piloto Privado aos 16. Fez o curso de Comissário de voo e hoje atua como Piloto Comercial. Ele acredita que, seja para aliviar o stress ou para treinamento, as plataformas estão cada vez mais fiéis ao que você encontra na aviação real. 

Live do WorldSim.

Durante 4 horas incríveis de voo e interação com dezenas de pilotos, chegamos a quase 100 espectadores participando ao vivo, cerca de 20 aeronaves voando. Até o momento, as publicações no YouTube já contam com mais de 1700 visualizações nos vídeos. O evento também contou com a presença da diretora da NexAtlas, Ana Raquel Calhau, respondendo perguntas ao vivo, compartilhando suas percepções sobre a simulação de voo e contando os próximos passos da empresa para esse público. Os participantes ainda tiveram a chance de concorrer aos sorteios de camisetas, bonés e assinaturas da NexAtlas.

Trazendo um conceito diferente para a Revoada – onde os pilotos geralmente decolam em fila indiana – a rota escolhida que liga Bauru (SBAE) à Presidente Prudente (SBDN) teve dois grupos partindo de cada uma das extremidades e coordenando o voo no meio do percurso. A formação que decolou de Bauru foi capitaneada pelo WorldSim, enquanto o grupo que decolou de Presidente Prudente seguiu o Buteco Voador. Tivemos ainda outros pilotos que se juntaram às comitivas partindo de diferentes aeródromos intermediários.

Debriefing

Recebi vários feedbacks de pilotos menos experientes que estavam acostumados a ver outro tipo de revoada, com aeronaves mais complexas (Boeing e Airbus) e em fila indiana, com dezenas de pessoas voando em linha reta. Eles elogiaram minha sugestão de partir de diferentes destinos, o que trouxe mais dinamismo à simulação, incluindo a coordenação por rádio para reportar posições usando a fraseologia padrão, essa interação no rádio foi muito legal e na realidade demora até se aprender isso. Inclusive pilotos mais experientes fizeram os mesmos elogios.” – afirmou Thiago Fontes.

Já Mário Lopes apontou que “houve uma constante de espectadores durante toda a live, e a repercussão quanto a qualidade que rolou durante a revoada foi mesmo bem positiva.

Nosso time ainda recebeu excelentes sugestões e depoimentos dos participantes: “Melhor evento VFR que já voei” e “Vimos que foi um grande desempenho para ser um evento histórico”, além de várias perguntas sobre as próximas edições.

O primeiro evento dedicado aos pilotos da aviação simulada realizado pela NexAtlas foi considerado um sucesso e já inspira as próximas interações, com ações ainda mais dinâmicas, realistas e divertidas.

Mário Lopes, do Buteco Voador, após o pouso final na Revoada NexAtlas
Mário Lopes, do Buteco Voador, após o pouso final.

Para conhecer mais funcionalidades do nosso aplicativo, confira também a postagem Aplicativo de Navegação Aérea: como usar a NexAtlas.

Ainda não baixou o app?

Faça já o download:

botão de download do aplicativo para dispositivos Android
botão de download do aplicativo para dispositivos iOS

Cadastre-se gratuitamente e ganhe 15 dias de avaliação.

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.