Em resposta à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou diversos NOTAMs com mudanças significativas aos espaços aéreos na Área de Controle Terminal Porto Alegre.
Diante disso, comunicamos que adequamos todas as informações no aplicativo NexAtlas para refletir as recentes mudanças.
Entenda o que mudou:
- Os limites laterais da TMA Porto Alegre foram alterados para um círculo com raio de 30nm ao redor da base aérea de Canoas. O limite inferior passa a ser 4.000FT AMSL e o superior FL145. Atenção às novas frequências de comunicação do Controle PALEGRE, 129.15 e 134.80. Também há uma nova frequência ATIS Canoas 122.80.
- Abaixo da TMA, desde o solo até 4.000ft AMSL, foram criados os Setores 1, 2, 3 e a FIZ TAQUARI, áreas classificadas como espaços aéreos G. O objetivo é facilitar a coordenação entre as aeronaves em voos de ajuda humanitária, sendo que aquelas não envolvidas nestas operações devem evitar a região, permanecendo acima de 4.000ft e em contato com o Controle.
As divisões e frequências de comunicação estão ilustradas na imagem abaixo:
- Ainda abaixo da TMA, a CTR Porto Alegre foi realocada para a base aérea de Canoas. A operação ocorre nas frequências de comunicação do Controle PALEGRE.
- Cria-se também a ATZ Canoas, com sua Torre Canoas operando na frequência 118.50.
- Por fim, a FIZ CAXIAS localizada mais ao norte, teve seus limites laterais aumentados. O limite superior passou ao FL075 e a frequência de comunicação da Rádio Caxias se mantém 131.60, conforme imagem abaixo:
Todas estas moficações já podem ser conferidas diretamente no aplicativo da NexAtlas, ativando a visualização dos espaços aéreos TMA, FIZ, CTR e ATZ.
Esperamos contribuir para voos mais seguros na região do Rio Grande do Sul e incentivamos a todos que compartilhem estas informações com seus colegas aviadores.