Cartas de procedimentos: a nova funcionalidade da NexAtlas

Cartas de procedimento são publicações aeronáuticas que orientam as operações de taxi, decolagem, chegada e pouso de aeronaves nos aeródromos. No Brasil são confeccionadas pelo ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica) segundo diretrizes do manual MCA 96-3.

Desde o lançamento do aplicativo de navegação da NexAtlas, no começo de 2022, muitos usuários solicitaram a implementação de uma funcionalidade que permitisse consultar tais cartas durante o planejamento e navegação de voos. Atentos, nosso time priorizou a funcionalidade e se dedicou ao desenvolvimento: nos esforçamos em entrevistas com pilotos, prototipação e design, programação e testes para garantir que tudo funcionasse como deveria.

Hoje, anunciamos com orgulho o lançamento das Cartas de Procedimentos! Pilotos agora contam com o conjunto completo de cartas de procedimentos no aplicativo NexAtlas. As publicações são atualizadas conforme emenda em vigor e provenientes do AISWEB, fonte oficial de informações aeronáuticas do Brasil.

Você já pode acessar a funcionalidade em seu celular ou tablet Android ou iOS. Confira!

Cartas de procedimentos disponíveis

Na nova funcionalidade você poderá visualizar cartas como:

ADC

Uma das cartas de procedimentos ADC disponíveis para o SBSP
Uma das cartas de procedimentos ADC disponíveis para o SBSP

Airdrome Chart, em português, Carta de Aeródromo. Contém as informações para tráfego em solo da aeronave no aeródromo. Indica as posições de hangares e pistas de taxi, dimensões das pistas de decolagem e as frequências de rádio, entre outros.


PDC

Uma das cartas de procedimentos PDC do SBSP
Uma das cartas de procedimentos PDC do SBSP

Aircraft Docking Chart, em português, Carta de Estacionamento de Aeronaves. Está disponível para aeródromos onde, devido ao tamanho e complexidade das instalações, as informações sobre o taxi e estacionamento não são apresentadas em detalhe suficiente na carta ADC.


AOC

Carta de procedimento AOC do SBSP
Carta de procedimento AOC do SBSP

Airdrome Obstacle Chart, em português, Carta de Obstáculos de Aeródromo. Indica alturas críticas e obstáculos próximos ao aeródromo que possam oferecer risco à operação.


SID

Uma das cartas SID disponíveis no SBSP
Uma das cartas SID disponíveis no SBSP

Standard Instrument Departure chart, em português, Carta de Saída Padrão por Instrumentos. Contém informações de rotas por instrumentos desde a decolagem até a entrada em aerovias próximas.


STAR

Uma das cartas de procedimentos STAR disponíveis no SBSP
Uma das cartas de procedimentos STAR disponíveis no SBSP

Standard Terminal Arrival chart, em português, Carta de Chegada Padrão por Instrumentos. Contém informações de rotas de chegada por instrumentos desde aerovias próximas até início da aproximação para pouso.


IAC

Uma das cartas de procedimentos IAC disponíveis para o SBSP
Uma das cartas de procedimentos IAC disponíveis para o SBSP

Instrument Approach Chart, em português, Carta de Aproximação por Instrumentos. Fornece informações para aproximação e pouso por instrumentos no aeródromo.


VAC

Uma das cartas de procedimentos VAC do SBSP

Visual Approach Chart, em português, Carta de Aproximação Visual. Fornece informações para aproximação e pouso visual no aeródromo.

Como acessar as cartas de procedimentos

Para acessar as cartas ADC, PDC, SID, STAR, IAC, VAC e AOC clique no botão Cartas, no menu inferior, pesquise pelo aeródromo e selecione o tipo e a carta desejada. Não há necessidade de conexão à internet para visualização das cartas. Uma conexão é necessária apenas para as atualizações periódicas conforme emenda em vigor.

Tutorial

Visualizando as cartas de procedimentos disponíveis pra um dado aeródromo no aplicativo
Visualizando as cartas de procedimentos disponíveis pra um dado aeródromo

Se desejado, é possível girar 90 graus cada carta para melhor visualização.

Alterando a orientação da carta de procedimentos para uma melhor visualização
Alterando a orientação da carta para uma melhor visualização

Além disso, com o botão “Adicionar ao mapa”, você pode sobrepor qualquer carta de procedimento ao mapa com a rota traçada, facilitando sua navegação.

Plotando uma carta de procedimentos para navegação
Plotando uma carta de procedimento para navegação

Para conhecer mais funcionalidades do nosso aplicativo, confira também a postagem Aplicativo de Navegação Aérea: como usar a NexAtlas.

Ainda não baixou o app?

Faça já o download:

botão de download do aplicativo para dispositivos Android
botão de download do aplicativo para dispositivos iOS

Cadastre-se gratuitamente e ganhe 15 dias de avaliação.

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.