Debriefing de 2022 – Uma retrospectiva da NexAtlas

time_2022


Certamente, o ano de 2022 foi muito importante para a NexAtlas. Afinal, o iniciamos como uma ferramenta de planejamento de voo e chegamos ao mês de Dezembro com uma plataforma completa para o planejamento de voo e navegação aérea – além de muitas outras novidades. Sem dúvidas, foi uma jornada intensa, cheia de desafios e aprendizados

Produto: Lançamento do aplicativo e grandes atualizações

Em janeiro, após meses de desenvolvimento e testes, lançamos para o público nosso aplicativo de navegação aérea georreferenciado. A princípio, contendo todas as principais funções que um piloto necessita em seus voos.

Logo após o lançamento da versão inicial já começamos a trabalhar em seu aprimoramento. Em poucas semanas, disponibilizamos as cartas de procedimento – um recurso muito demandado pela nossa comunidade. Em seguida, implementamos o modo noturno, incluímos imagens de satélite, mapas rodoviários, melhoramos a seção de download, adicionamos mais informações à rota de navegação – como as cabeceiras de pista – aumentamos o número de recursos disponíveis offline, como as informações de aeródromos, e melhoramos a meteorologia.

Aplicativo NexAtlas lançado em 2022
Aplicativo para planejamento de voo e navegação aérea da NexAtlas lançado em 2022

Da mesma forma, investimos bastante no design da interface para uma melhor experiência do usuário. Assim, reduzimos ao máximo atritos de uso. Buscamos torná-lo ainda mais intuitivo – mesmo um piloto que não conhece nossa ferramenta é capaz de planejar um voo nela em menos de 10 minutos. Para isso, nosso time realizou diversas entrevistas e testes, que resultaram em mudanças perceptíveis nas telas do aplicativo.

Aprimorando a ferramenta de planejamento e integração com simuladores

A versão web da ferramenta também passou por melhorias e recebeu uma camada de visualização com o contato de fornecedores de combustível.

Camada com informações sobre pontos de abastecimento

De forma a atender dezenas de pedidos da nossa comunidade de simulação, lançamos o NexAtlas Link, uma integração que permite conectar seu simulador de voo ao aplicativo. Com isso, tornou-se possível planejar e simular o voo de forma ainda mais realista com o apoio de uma ferramenta profissional.

Ainda relacionado ao produto, desenvolvemos novas tecnologias de processamento das cartas, gerando imagens com maior qualidade e resolução ao mesmo tempo em que conseguimos tornar os arquivos menores, possibilitando downloads mais rápidos e ocupando menos espaço na memória interna do dispositivo.

Enquanto isso, mantivemos constantemente atualizada nossa base de informações aeronáuticas – foram 13 atualizações de ciclo AIRAC e dezenas de atualizações menores. Hoje, podemos afirmar com orgulho que a NexAtlas é um dos melhores e mais completos EFB feitos no Brasil.

Crescimento: eventos, visitas e parcerias

O time de Marketing iniciou o ano com uma visita técnica a instituições de ensino e empresas do ramo aeronáutico. Passamos por São José dos Campos, São Paulo, Jundiaí e Bragança Paulista. Foi uma oportunidade incrível de conhecer nossos parceiros do Aeroclube de São José dos Campos e aprender mais sobre a rotina em outras escolas e aeroclubes. Destaque também para o pessoal da Helibras que nos recebeu em sua sede no Campo de Marte e nos instigou a desenvolver funcionalidades voltadas a pilotos de helicópteros. 

Visita ao Aeroclube de São José dos Campos ocorrida no início de 2022

Algumas semanas depois, participamos da cerimônia de lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá – MG. O arranjo tem como objetivo alavancar os negócios envolvidos, ampliando a lucratividade das empresas, fomentando parcerias e o desenvolvimento da economia no município.

Em abril, o planodevoo.net completou 11 anos e, para comemorar, organizamos uma promoção – além de divulgarmos conteúdos contando um pouco mais sobre a origem e história da NexAtlas.

Semanas depois, nossa CEO, Ana Raquel Calhau foi uma das 30 selecionadas em todo o Brasil para a aceleração do Programa Mulheres Inovadoras. A premiação é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. 

Em Junho, organizamos a primeira imersão presencial com todos os membros do time da NexAtlas. Foi um momento marcante para a equipe que, devido a pandemia, ainda não tinha tido a oportunidade de se reunir. Aproveitamos para acelerar o desenvolvimento e entregas de algumas tarefas e elaborar em conjunto um plano para as novas funcionalidades e ações que seriam feitas a seguir.

Um segundo semestre ainda mais intenso

Em Agosto, parte do time da NexAtlas marcou presença na Labace 2022. Foi uma oportunidade bastante produtiva de networking, além de expormos nosso aplicativo e conversar com pilotos e outros empresários do ramo aeronáutico. 

Também estivemos na primeira edição do JABs – Jogos Aéreos Brasileiros – que ocorreram em São Lourenço (MG) no mês de Setembro. O evento reuniu todas as modalidades regulamentadas do Aerodesporto Brasileiro, reconhecidas pela FAI – Federação Aeronáutica Internacional. Para nós foi um prazer enorme poder prestigiar o evento, nos conectando com diversos clientes, amigos usuários da plataforma e potenciais parceiros. Além disso, pudemos apoiar com premiações de assinaturas as modalidades de rally e acrobacia aérea.

Para comemorar e anunciar o lançamento da integração com simuladores de voo, organizamos uma revoada virtual com o apoio dos nossos parceiros Thiago Fontes (WordSim) e Mário Lopes (Buteco Voador). A revoada foi um sucesso, conseguimos quase 20 aeronaves voando simultaneamente e mais de 100 pessoas assistindo em tempo real.

1ª revoada organizada pela NexAtlas em parceria com o Buteco Voador e WorldSim

Ao longo do ano tivemos a oportunidade de reforçar antigas parcerias e fechar novos acordos. Agora, dezenas de escolas de aviação e aeroclubes de todo o país podem oferecer um preço especial da NexAtlas aos seus alunos. Da mesma forma, a ABRAPHE (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), também concede um desconto na assinatura da NexAtlas aos seus associados.

A NexAtlas teve a honra de apoiar a Semana da Asa 2022. Ela é um evento organizado pela PUC RS em comemoração ao “Dia do Aviador” que promove discussões e apresentações dos temas mais atuais e relevantes para o setor aéreo. Neste ano, em especial, abordando a crise pós pandemia de COVID-19.  

Internamente, tivemos um treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o advogado e parceiro dr. Higor Paz. Seu objetivo foi aplicar ainda mais melhorias para que os dados dos nossos usuários estejam seguros em toda a sua jornada com a NexAtlas.

Para fechar o ano, estivemos presentes na 7ª Mostra BID Brasil. A Mostra reúne os maiores players do mercado no setor de segurança e defesa terrestre, aérea e naval. O evento foi organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e contou com cerca de 90 empresas expositoras e 40 apoiadores institucionais, entre eles, o Ministério da Defesa, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, as Forças Armadas e de Segurança do Brasil, e o  APL de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá, além da presença de delegações, comitivas, adidos militares e embaixadores de vários países.

Reconhecimento: motivação e direção para seguirmos evoluindo

Fomos diversas vezes honrados com reconhecimentos pelo nosso trabalho intenso em prol da aviação. O que marca não só nosso ano de 2022, mas a história da NexAtlas.

A NexAtlas foi eleita como Startup Vortex 2022 no Prêmio Vortex – a maior premiação de empreendedorismo universitário do Brasil – e nossa CEO Ana Raquel Calháu foi eleita por voto popular como Founder do Ano

Além disso, ficamos no top 10 na categoria TravelTech do ranking 100 Open Startups – maior ranking corporativo da América Latina, considerado referência para o mercado, que reconhece e premia as startups mais atraentes para o mercado corporativo. 

Premiação da 100 Open Startups 2022

Mas o principal reconhecimento que recebemos vem da nossa comunidade. Diariamente chegam feedbacks positivos em nossos canais de contato e aumentamos substancialmente nossa base de assinantes. Acima de tudo, acreditamos que esse seja o melhor indicador de que estamos no caminho certo!

Certamente, é um prazer para nós poder contribuir com uma missão tão nobre quanto a segurança da navegação aérea brasileira, e consequentemente encontrar clientes e parceiros que se tornam nossos amigos ao longo da jornada. Nosso muito obrigado por todo o apoio e parceria durante esse longo ano de 2022. Seguiremos juntos em 2023, sempre buscando voos cada vez mais altos!

Ainda não baixou nosso aplicativo?

Faça já o download:

botão de download do aplicativo para dispositivos Android
botão de download do aplicativo para dispositivos iOS

Cadastre-se gratuitamente e ganhe 15 dias de avaliação.

Sobre nós

Com a interface mais intuitiva do mercado, entregamos informações rápidas que ajudam a planejar até mesmo os voos mais complexos e de última hora.

Segurança

Um bom planejamento do voo aumenta a segurança, reduz o estresse e melhora significativamente o seu rendimento como piloto, qualquer que seja a missão.

Colaboração

Somos uma empresa brasileira construída com o apoio de milhares de pilotos que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções.